[Os Olhos de Ravena] Mas afinal, Kami, que história é essa?

(Saoirse Ronan, minha Ravena ♥)

Ontem (sábado, dia 06/07), fui convidada para participar de um bate-papo na Livraria Saraiva daqui de Fortaleza. Foi um evento bastante legal e vários escritores marcaram presença (Mateus Lins; Ana Aguiar; Pablo Vargas, Janaína Rico e Eleonor Hertzog). No meio da conversa, a Jordana (blogueira do Feed Your Head) me perguntou sobre o novo projeto e eu não resisti: acabei falando um pouco sobre ele e sobre o processo de escrita. Foi a primeira vez que falei em público sobre Os Olhos de Ravena.

Tá, tia Kami, mas o que diabos é “Os Olhos de Ravena”?

Para quem não sabe, ano passado concorri ao edital da Funarte/Biblioteca Nacional para a Bolsa de Criação Literária. O projeto que mandei foi inspirado em um conto inacabado que fiz no início de 2011, apenas com alguns acréscimos. Não fui aprovada, mas o projeto tomou proporções e rumos que eu não esperava. Obviamente, resolvi continuar.
Foi daí que nasceu “Os Olhos de Ravena”.
Em poucas palavras, a história fala sobre Ravena Sombra, uma adolescente do tipo patricinha insuportável. Ela sabe que é linda, sabe que chama a atenção e usa isso para se sobressair na escola como a garota pop, invejável e desejada. O que Ravena não esperava era descobrir, em pleno terceiro ano do Ensino Médio, ser portadora uma doença genética chamada Retinose Pigmentar, que degenera a retina gradativamente. Assim sendo, a visão da garota tem prazo de validade e todo o seu mundo (superficial e montado em estereótipos) vai começar a ruir.
O livro é um drama teen que pretende abordar a mudança de comportamento de Ravena a partir do momento em que ela descobre a doença. Para isso, a ajuda de Daniel Paiva (♥), um jovem violinista que se tornará amigo da nossa mocinha, será essencial e… A partir daqui, não posso contar mais nada :P

Caramba! Tem data para sair?

Por ora, não. A história está 89% montada na minha cabeça (e no caderno), mas a pesquisa de campo é muito vasta e intensa. Desde novembro do ano passado, estamos (sim! Na terceira pessoa do plural, porque tem MUITA gente iluminada me ajudando nessa) pesquisando conforme o tempo permite. Montamos entrevistas para serem realizadas com médicos e portadores de RP, estamos pretendendo nos inscrever em cursos de leitura em braile, visitamos o Instituto dos Cegos daqui de Fortaleza… Mas, ainda assim, faltam detalhes para que a história possa andar. Esperamos que, com a divulgação do projeto na Internet, o material de pesquisa cresça cada vez mais :)
O livro está em seu primeiro tratamento e sendo betado por quatro pessoas (betas ma-ra-vi-lho-sas, que me aguentam horrores!): Bruna Vasconcelos, Ariane Muniz, Maria Artese e Letícia Braz. O desenho para uma capa está em processo e será ilustrado pela querida Juliana Rabelo. Assim que ele sair, estarei divulgando!
Mas, quem tiver gostado do plot, não fique triste! Vocês podem acompanhar as novidades não apenas aqui pelo blog, como também pela página do livro no Facebook (clique aqui para acessar!) e já podem degustar a playlist aqui.

No mais, é isso. Aguardem novidades!
Obrigada!
Kami

 

(Ps – tenho uma lista IMENSA de agradecimentos a serem feitos, mas vou guardá-la para os próximos capítulos ♥)
(Ps 2 – Acharam mesmo que ficariam sem um aperitivo do Dan, né? :p)

Comments

  1. Nossa, primeira vez que visito o blog e já fiquei encantada com 2 coisas: 1) você vai escrever um livro *.* 2) gostei muito muito da história!
    Parabéns pelo projeto e espero que saia logo =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *